Renda Brasil: Mourão defende criação de nova CPMF para financiar projeto

O vice-presidente Hamilton Mourão defendeu nesta sexta-feira (17) a criação de um imposto sobre transações financeiras, uma espécie de “nova CPMF”. A sugestão de Mourão é de que os valores arrecadados com a cobrança do imposto sejam destinados à isenção da folha de pagamentos e programas sociais como o Renda Brasil.

“O que eu vejo na criação desse imposto de transações financeiras é que ele deve ter um fundamento muito claro. O ministro Paulo Guedes coloca como um substituto da desoneração da folha. Ao desonerar a folha haveria uma oportunidade muito maior da criação de empregos formais. Eu vejo ainda mais além, acho que ele pode ser utilizado para o programa de renda mínima, o Renda Brasil, que vem sendo montado aqui pelo governo”, disse Mourão em entrevista à rádio Gaúcha.

Reforma tributária

O novo imposto está presente na proposta de reforma tributária do ministro da Economia, Paulo Guedes. O texto será enviado ao Congresso até a próxima semana, mas parlamentares não veem a proposta com bons olhos – nem o presidente Jair Bolsonaro, que não quer seu nome associado à CPMF.

De acordo com Mourão, o governo não está criando um novo imposto, mas uma substituição. O vice-presidente disse ainda que a medida é justa, desde que seja para desonerar a folha de pagamento das empresas. Além disso, defendeu que os recursos obtidos com o imposto sejam destinados ao Renda Brasil.

“É uma sugestão minha, que daria um outro apelo ao imposto, ou seja, ela ter uma consequência prática e que poderia ser fiscalizada pela sociedade”, disse.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.