Nubank culpa Caixa por ‘sumiço de dinheiro’

Desde a última terça-feira (07), alguns clientes do Nubank alegam o sumiço de parte do saldo que tinham em conta. O montante supostamente desaparecido é do auxílio emergencial de R$ 600, que na verdade não sumiu. O valor apenas voltou para a poupança digital da Caixa.

Os beneficiários recebem o dinheiro por meio do aplicativo Caixa Tem, em que podem realizar compras on-line e pagamentos de boletos. Devido à falta de dinheiro em espécie, a própria Caixa criou um cronograma para saques e transferências, restringindo a administração dos valores. O calendário se estende até setembro e segue o mês de nascimento do beneficiário.

Fntechs como o Nubank aceitam depósitos financeiros via boleto bancário, uma alternativa para driblar as altas taxas de transferências do tipo TED e DOC. Nesse caso, alguns usuários pagaram boletos para contas digitais de própria titularidade, a fim de antecipar o acesso ao montante.

As reclamações

Diversos internautas cobraram uma posição da Nubank em relação ao desaparecimento do dinheiro de suas contas. “Quero saber qual é a explicação para sumir com o meu dinheiro do nada”, escreveu uma usuária do Twitter.

Em resposta à frustração de seus clientes, a fintech também utilizou as redes sociais para tentar acalmar os ânimos e informou que o sumiço foi causado por uma falha sistêmica no mecanismo de pagamentos da Caixa Econômica Federal.

Por meio de um comunicado oficial em seu site, a Nubank disse: “Assim que fomos informados pela Caixa sobre a situação, agindo de boa-, comunicamos nossos clientes sobre o equívoco e, seguindo as recomendações do banco, iniciamos o processo de estorno dos valores excedentes para a Caixa. As devoluções foram suspensas assim que identificamos inconsistências nos dados fornecidos pela Caixa.”

No Twitter, o banco digital escreveu que os valores estão sendo devolvidos e que aguardam um posicionamento com esclarecimentos da Caixa.

Posicionamento da Caixa

Em nota, a Caixa Econômica Federal informou que não foram identificadas falhas nos sistemas internos do banco no que diz respeito aos pagamentos e transferências do Caixa Tem para fintechs.

Ainda de acordo com a Caixa, na última quarta-feira (08) “foram realizados com sucesso mais de 1,6 milhão de transações com o cartão de débito virtual, e processados cerca de 6 milhões de boletos sem nenhum incidente no sistema de cobrança da Caixa”.

O aplicativo Caixa Tem atende mais de 65 milhões de brasileiros afetados pela crise. Mesmo com os problemas recorrentes, a Caixa vai usar a ferramenta para pagar o saque de R$ 1.045 do FGTS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.