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CAIXA TEM: CPF em muitos celulares, dados em avaliação e outras liberações de acesso

Aplicativo que concentra os pagamentos do Auxílio Emergencial e FGTS Emergencial, o Caixa Tem enfrenta, além de instabilidades, uma série de críticas quanto aos bloqueios. Segundo a Caixa Econômica Federal, essas medidas garantem a segurança dos usuários. Para os beneficiários, a solução de visitar uma agência parece a mais viável.

Nas últimas semanas, mensagens solicitando a visita a uma agência foram recorrentes. Para viabilizar os desbloqueios, a Caixa criou um calendário para essas regularizações. Além disso, alguns padrões de uso, como o mesmo CPF em muitos dispositivos, ocasionam novos bloqueios.

calendario de desbloqueios caixa tem

Nas redes sociais, usuários relatam sucesso ao utilizar alguns métodos de limpeza dos aparelhos e atualização do aplicativo. A Caixa orienta que apenas aplicativos oficiais sejam utilizados. Aqui, vamos mostrar apenas medidas que não oferecem risco de efeitos negativos.

CPF está cadastrado em muitos celulares

Para os que receberam a mensagem: “Procure uma agência da Caixa com seu documento de identificação. Seu CPF está cadastrado em muitos celulares”.

CPF em muitos celulares erro

Abra o aplicativo Caixa Tem, na área de login, e após isso deixe ele rodando em segundo plano e passe para os seguintes passos:

Dica 1: Altere o limite de tela do seu celular para 30 minutos. Para fazer isso, clique nas configurações e busque a opção correspondente. Cada celular pode apresentar diferente configuração, para mais detalhes, pesquise referente ao modelo específico do seu aparelho.

Dica 2: Limpar o cache
Para isso, vá até as configurações do sistema e clique na opção de aplicativos. Localize o Caixa Tem e selecione a opção de “dados/armazenamento”. Clique em apagar dados. Também clique em “apagar dados ou limpar dados”

Após isso, deixe a tela do Caixa Tem, sem tentar efetuar login, aberta por 1 hora. Após isso tente fazer o login. Se a mensagem “Você demorou muito para entrar. Por favor, refaça o processo de login a partir do início” aparecer, significa que o procedimento pode dar certo.

Após essa mensagem, insira os dados novamente e tente fazer login.

Importante: Evite procedimentos como a tentativa de troca de senha e mais “métodos” que possam despertar suspeita de fraude. Nesses casos a Caixa pode aplicar bloqueios que apenas tem como solução a visita a uma agência.

Caixa Tem desbloqueio

Dados ema avaliação

Para os que tiveram que enviar documentos através do Caixa Tem e estão aguardando uma avaliação, a Caixa informa que o prazo médio é de 24h para a análise. Acessando o aplicativo na área de desbloqueio, é possível verificar o prazo estimado para o processo.

Manter o aplicativo atualizado é fundamental, além da limpeza de cache que pode remover bugs, é fundamental. No caso deste procedimento, não existem muitas opções. É preciso aguardar a análise da Caixa. Visitar uma agência não é recomendado, porém em casos extremos, de muitos dias de análise, é a única opção disponível.

Erro X5, funções desabilitadas e mais

Outros problemas podem ser detectados em termos de usabilidade do aplicativo. Nesta semana, a Caixa suspendeu durante breve período o pagamento de boletos, tendo em vista uma instabilidade no sistema.

Este tipo de problemas acaba afetando todos os usuários e não tem uma solução individual específica. No caso do erro X5, horários podem ser um empecilho, tendo em vista o funcionamento de algumas operações apenas entre às 7h e 21h. Tentar realizar operações ainda não disponíveis, como saques/transferências fora das datas de liberação, também ocasionam problemas.

Leonardo Caprara
Jornalista graduado, especialista em marketing digital e fundador do Canal Consulta Pública.

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